Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Work Hours
Monday to Friday: 7AM - 7PM
Weekend: 10AM - 5PM
A Prefeitura de Guarujá realizou na última semana a segunda reunião plenária do Fórum Permanente da Agenda-21. O Fórum tem como objetivo implantar um plano local de desenvolvimento sustentável. Na ocasião, apresentado pela comissão, foi discutido e aprovado o Regimento Interno, que será utilizado para nortear o trabalho.
A iniciativa contou com a participação da gestão bienal, que é composta por 1/3 de representantes de órgãos governamentais (primeiro setor); 1/3 de representantes do comércio, indústria e serviços (segundo setor) e um 1/3 por representantes da sociedade civil (Organizações Não Governamentais ONGs, Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público OSCIPs, associações e demais entidades deste segmento (terceiro setor), onde juntamente com a comissão, aprovaram o Regimento Interno da Agenda 21.
Todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e à qualidade de vida. É preciso que se articulem ações que melhorem a qualidade de vida sem destruir o meio ambiente, explica a representante da Comissão da Agenda 21 da Prefeitura, Andréia Carvalho Estrela, em uma explanação dos objetivos do Fórum Permanente da Agenda 21.
Estrela apontou a necessidade de se desenvolver um planejamento de desenvolvimento sustentável como caminho para o equilíbrio entre o desenvolvimento social, com a conservação dos ecossistemas naturais e culturais. As ações devem ser feitas através do planejamento e monitoramento do trabalho, o desenvolvimento de uma cultura de não violência e uma visão de futuro nas pessoas, incluindo-as no processo e na discussão das soluções e ações a serem desenvolvidas após um diagnóstico dos problemas encontrados na Cidade, disse.
O secretário de Meio Ambiente, Élio Lopes, na qual afirmou que, desde o início de seu mandato, toda a equipe da Semam queria implantar a Agenda 21. A participação da comunidade neste tema é muito importante, com o objetivo de ter uma qualidade de vida melhor, afirma.
Para a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, todos os segmentos que precisavam fazer parte deste projeto já estão participando, medindo esforços agora para ingressar a comunidade na Agenda 21 Não acredito em políticas públicas que não sejam construídos a muitas mãos. Não só pelas mãos do poder público, mas envolvendo a sociedade civil, ressaltou.
Não é apenas um discurso, mais sim uma prática da Agenda 21, disse a prefeita. Ela afirmou que o fator irá levar muita gente a resultados positivos, e, junto com a perspectiva do pré-sal e a expansão dos portos com desenvolvimento sustentável, a Cidade vai construindo e escrevendo a sua história.
Serão realizados encontros do Fórum Permanente da Agenda-21 de maneira itinerante, produção de diagnóstico com reuniões nos territórios e o planejamento com ampla participação, criando comissões para elaborar estratégias de comunicação e de desenvolvimento de projetos nos bairros. A eleição para a posse da secretaria executiva foi marcada para outra ocasião, devido à falta de tempo hábil.
A Agenda 21 é um instrumento de crescimento para o Novo Milênio e se consolida a partir da união de esforços e de um objetivo em comum. A Agenda 21 de Guarujá tem forte participação da Prefeitura e foi criada uma comissão permanente para fomentar o processo e uma comissão intersecretarial para colocar o projeto em prática.